Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Vereadores decidem criação de plebiscito

Publicada em 09/03/2009 às 11:28 | por Voto Consciente Jundiai

ORDEM DO DIA

7/3/2009

Os vereadores da Câmara de Jundiaí votarão na sessão ordinária da próxima terça-feira, a partir das 9 horas, projeto do vereador do PT, Durval Orlato, sobre a criação de lei para instituir plebiscitos, referendos e participação popular em Jundiaí.

A proposta recebeu pareceres favoráveis da Consultoria Jurídica e da Comissão de Justiça e Redação (CJR) da Casa. “Isso significa que, em questões locais, 5% da população e/ou 1/3 dos vereadores poderão marcar plebiscito ou referendo para questões relevantes em nosso município”, justifica Orlato.

Segundo o parlamentar, propostas semelhantes já foram criadas em outras cidades e já têm apoio nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

De acordo com Orlato, a realização de plebiscito seria permitida, por exemplo, para opinião pública em relação a obras que ultrapassem 3% do orçamento municipal. “A inspiração para o projeto começou enquanto eu ainda estava na Câmara Federal. O projeto permite à população se expressar em determinados casos. São formas de consulta popular.”

Em caso de referendo, de acordo com a proposta, “uma vez proclamado resultado pela Justiça Eleitoral, compete à Câmara Municipal declarar texto normativo sobre a decisão popular.”

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/vereadores-decidem-criacao-de-plebiscito/