Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Vereadores terão chances em 2010

Publicada em 19/12/2009 às 16:42 | por Voto Consciente Jundiai

>FAZER EMENDAS

18/12/2009

JORNAL DE JUNDIAÍ Tico (PSDB) afirma que o vereador consegue inserir pedidos; Marilena Negro tenta há cinco anos emplacar emenda

Tico (PSDB) afirma que o vereador consegue inserir pedidos; Marilena Negro tenta há cinco anos emplacar emenda

Desde 2004, o orçamento de Jundiaí é votado sem emendas do Legislativo. As poucas emendas feitas pelos vereadores são barradas já na Comissão Mista da Câmara e não são levadas ao plenário. A partir do ano que vem, por pressão dos próprios parlamentares, haverá mais possibilidade de as emendas prosperarem. O presidente da Casa Legislativa, José Galvão Braga Campos (PSDB), o Tico, é favorável à mudança. “Entendemos que existem demandas que são próprias dos vereadores.

Atualmente, vamos negociando com o Executivo estas necessidades durante todo o ano, estudando sua viabilidade técnica e, muitas vezes, somos acatados. Mas acredito que podemos melhorar essa situação, caminhando para uma mudança lenta e gradual”, afirma o tucano. Tico, entretanto, é cauteloso em relação aos pedidos que os vereadores trazem de seus eleitores. “Às vezes, é um pedido justo, mas inviável. Posso pedir uma escola em meu bairro, por exemplo, mas o número de crianças naquele local é insuficiente. Por isso, precisamos nos balizar em estudos técnicos antes de dar resposta à população.”

O prefeito Miguel Haddad (PSDB) reconhece a importância do trabalho do parlamentar no pleito. “O vereador conhece a realidade local e tem sensibilidade para as demandas da população. Temos espaço na administração para que estas emendas sejam solicitadas e inseridas no orçamento. Quando possível tecnicamente são contempladas.”

O secretário municipal de Finanças, José Antônio Parimoschi, afirma que a demanda é legítima. “É democrático que o vereador realize emendas ao orçamento, por isso, realizamos audiência pública e até já propusemos que ela passe a ser temática, contemplando as secretarias com maiores orçamentos.”

Oposição – A vereadora Marilena Negro (PT) tenta há cinco anos emplacar uma emenda ao orçamento. “Mas todas são barradas na Comissão Mista, mesmo que eu tenha o cuidado técnico em fazer propostas pertinentes.” Neste ano, Marilena queria tirar R$ 600 mil dos R$ 9 milhões destinados à pasta da Comunicação Social para realocá-los em equipamentos para a Guarda Municipal. “Não consegui”, afirma.

Mesmo com cinco anos de insucesso, Marilena faz questão de ocupar a tribuna para relatar suas tentativas. “Os cidadãos têm que saber que as emendas não prosperam. É uma paciência democrática”, afirma. A petista critica ainda a forma como o orçamento é apresentado. “O formato segue padrão imposto pelo Tribunal de Contas, mas é comum vermos várias dotações orçamentárias para a mesma pasta, sem que haja clareza na destinação.”

ARIADNE GATTOLINI

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/vereadores-terao-chances-em-2010/