Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Voto aberto vai passar

Publicada em 22/10/2009 às 09:11 | por Voto Consciente Jundiai

>CÂMARA

22/10/2009

JORNAL DE JUNDIAÍ Em audiência na Câmara, parlamentares mostram apoio à proposta de Paulo Sérgio (PV)

Em audiência na Câmara, parlamentares mostram apoio à proposta de Paulo Sérgio (PV)

O pedido de apoio da Associação Maçônica de Jundiaí, somado ao parecer do relator da Comissão de Justiça e Redação, vereador Fernando Bardi (PDT), funcionou: em audiência pública na manhã de ontem, a maioria dos vereadores se mostrou favorável à proposta de emenda à Lei Orgânica que pretende derrubar o voto secreto dos parlamentares em vetos do Executivo a projetos de lei. Além dos vereadores, o secretário de Assuntos Parlamentares, Oraci Gotardo, esteve pessoalmente no Legislativo para salientar que a Prefeitura apoia a mudança. Todo este posicionamento indica que os votos estão definidos na sessão da próxima terça-feira, dia 27, quando o projeto entra em pauta para a análise em primeiro turno. De acordo com o tempo de tramitação, há o risco de as mudanças começarem a valer apenas no próximo ano.

O clima de pressão ainda rondava o plenário na manhã de ontem. Uma das primeiras a falar foi a peemedebista Ana Tonelli. “Estamos muito à vontade em votar esta proposta. Sou favorável. Para mim, nunca houve problemas com o nosso pensamento e nem com o pensamento do eleitorado”, afirmou Ana. O presidente da Casa, José Galvão Braga Campos (PSDB), o Tico, foi favorável ao voto aberto.

Mingo Fonte Basso (PSDC) também apoiou. “Pode contar comigo”, disse a Paulo Sérgio Martins (PV), autor da proposta. Líder do PSDB na Câmara, Júlio César de Oliveira, o Julião, levou uma mensagem do prefeito Miguel Haddad. “Se alguém entendeu que o prefeito é contra a proposta, se enganou. Ele é favorável, além do que não entraria em uma discussão envolvendo o Legislativo.” Julião avaliou que será uma experiência “interessante e gratificante” votar abertamente os vetos do Executivo.

José Carlos Grapeia (PTB), suplente de Val de Freitas, do mesmo partido, e Gustavo Martinelli (PSDB) também se posicionaram a favor. Marilena Negro (PT) disse que a proposta consolida um desejo do PT, que já tentou, em outras legislaturas, implantar o projeto. “A proposta terá o meu voto. Assim, as posições deixarão de ser problema desde a tramitação. Hoje, as posições mudam no silêncio do voto e no anonimato.”

Durval Orlato (PT) salientou que vai votar favoravelmente. Antônio Carlos Pereira Neto (PP), o Doca, também apoiou a ideia e lançou mão do discurso de que, como a Câmara já abriu a votação para presidente, não teria por que mudar a postura agora. “Hoje há uma face dupla. Com o voto aberto, vamos definir quem é situação e quem não é.” Leandro Palmarini e Sílvio Ermani, ambos do PV, além de José Dias (PDT) e Roberto Conde (PRB), também aprovam a iniciativa.

Entre os 16, o único que ainda pretende analisar a proposta é Marcelo Gastaldo (PTB). “Estou aguardando um parecer jurídico da Casa. Se a proposta for legal, votarei favoravelmente, do mesmo modo que faço para votar qualquer projeto: voto a favor do que é legal e constitucional.” A proposta será votada em primeiro turno na terça-feira. Em seguida, haverá um prazo de dez dias para que passe pela votação em segundo turno. Sendo aprovada, cabe ao Executivo formular a emenda à Lei Orgânica. Em seguida, o Legislativo fará um projeto de resolução.

Para o secretário de Assuntos Parlamentares, todo o processo vai demorar mais do que um mês, correndo o risco de a mudança não começar a valer este ano – a Câmara entra em recesso no dia 22 de dezembro. “Acredito que todos votarão unanimamente. Se o prefeito veta, é porque é inconstitucional, ilegal ou inaplicável. Não veta pelo partido ou cor dos olhos do vereador. E o prefeito nunca se mostrou contra a proposta”, defendeu Gotardo.

ROBERTA BORGES
otícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/voto-aberto-vai-passar/