Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Voto Consciente Jundiaí marca presença em Sabatina de Candidatos a Deputado

Publicada em 11/08/2014 às 12:22 | por Voto Consciente Jundiai


SabatinaNa última sexta-feira (08/08), voluntários do Movimento Voto Consciente Jundiaí estiveram presentes em sabatina com os candidatos a deputado estadual e federal promovida pela Pastoral Fé e Política, realizada na Cúria Diocesana, no Anhangabaú. Em parceria com a entidade, o movimento enviou duas perguntas para serem sorteadas para os candidatos responderem na hora. O evento estava cheio e durou pouco mais de três horas.

Para as eleições deste ano, a região tem surpreendido pelo alto número de candidaturas lançadas. No evento, estavam presentes 24 candidatos. Alguns não puderam comparecer e enviaram justificativas e pedidos de desculpa.

A sabatina transcorreu com o sorteio de um candidato para responder uma questão sorteada também na hora. Ao todo, foram elaboradas 40 perguntas, número correspondente à quantidade de candidatos previstos para participarem do evento. Dentre os presentes, somente uma era mulher e candidata ao cargo de representante no poder legislativo.

Os candidatos das cidades de Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista e Salto tinham 3 minutos para responder a pergunta sorteada para eles. No entanto, não foram poucos os candidatos que não conseguiram responder devidamente as suas questões e dentro do tempo estimado. Alguns nem mesmo conseguiram responder, pois gastaram todo o tempo praticamente descrevendo suas trajetórias políticas e até mesmo pedindo votos. Além disto, alguns fizeram falas com caráter demasiado genérico. Neste sentido, foi possível observar certo despreparo político de alguns candidatos, algo que pode ser preocupante uma vez que algumas questões sorteadas abordavam temas muito importantes que estão na ordem do dia da política para a nossa sociedade.

As questões elaboradas giravam, basicamente, em torno dos seguintes temas: reforma política, mecanismos de participação política direta (como plebiscitos e projetos de lei de iniciativa popular), caráter do financiamento das campanhas para eleições, corrupção, fiscalização, cultura da sociedade do bem-viver, caráter do agronegócio e da agricultura praticada no país atualmente, meio ambiente, dentre outras. Ao final, os candidatos presentes receberam o questionário completo com todas as perguntas, que ficaram de devolver para a Pastoral de modo que, posteriormente, as suas respostas para todas as questões sejam divulgadas para conhecimento do público.

Outro ponto importante foi a quase ausência da abordagem do tema Educação. O tema quase não foi tratado e nem colocado como está presente na proposta de atuação dos candidatos. Este é outro ponto preocupante para nós, pois temos também na ordem do dia a necessidade da concretização, de fato, dos desafios apresentados no documento base da Educação nacional para os próximos 10 anos, o Plano Nacional de Educação (PNE). Além disto, em termos estaduais, existe ainda a tarefa acumulada do Estado de São Paulo elaborar e implementar o seu Plano Estadual de Educação, diretriz fundamental para termos avanços mais sistemáticos em parte do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Por fim, a sabatina realizada na sexta-feira foi mais uma ação importante dentro do calendário das entidades da cidade para a conscientização visando às eleições de 2014. O evento foi importante por oferecer mais uma oportunidade dos eleitores conhecerem quem são os candidatos e tirarem as suas próprias conclusões.

Oficina de Educação Política para a Cidadania – Ainda no mês de Agosto, o Voto Consciente Jundiaí irá realizar mais uma ação em parceria com a Pastoral Fé e Política, e também com a Cáritas Diocesana de Jundiaí e a Rede Social Jundiaí, que são as Oficinas de Educação Política para a Cidadania. As oficinas serão gratuitas e necessitam de inscrição prévia porque as vagas são limitadas. A ação faz parte do Cidadonos 2014, que agora entra em sua fase de concretização após a bem sucedida campanha de financiamento popular da Ficha Pública, mais um instrumento para estimular a participação social e a cidadania na cidade.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/voto-consciente-jundiai-marca-presenca-em-sabatina-de-candidatos-a-deputado/