Voto Consciente lança campanha de financiamento coletivo por Eleições Conscientes
É a terceira edição da campanha Cidadonos Eleições, que pretende conscientizar 60 mil jundiaienses!
Em 2016, o Voto Consciente Jundiaí quer lançar a 4ª edição da Ficha Pública, um documento que registra os compromissos dos candidatos para com propostas feitas pelos cidadãos, avalia a atuação dos vereadores eleitos nas últimas eleições municipais e tem informações essenciais sobre educação política.
A Ficha Pública é uma poderosa ferramenta para promover a cidadania e participação social, que será distribuída em palestras e debates realizados por toda a cidade.
É uma mobilização pelo voto de qualidade nas eleições. Assim, cidadãos mais conscientes e governantes mais comprometidos poderão construir uma cidade ainda melhor.
COMO A CAMPANHA FUNCIONA
Em anos ímpares, quando não há eleições, o Voto Consciente Jundiaí realiza um “Concurso de Ideias” na cidade, chamado Cidadonos, no qual todo cidadão pode apresentar suas ideias para melhorar a cidade e comentar e apoiar as propostas de sua preferência.
Para estimular a criação de ideias e a participação dos cidadãos no Concurso, realizamos oficinas em escolas (públicas e particulares), faculdade, associações de bairro, etc.
Em 2015, 1.313 pessoas participaram da 3ª edição do Concurso Cidadonos e 188 propostas de melhorias para Jundiaí foram lançadas.
Dentre todas as propostas, 12 são eleitas pelos próprios participantes do concurso como as mais relevantes. Elas são premiadas e apresentadas aos governantes, para que virem ações e políticas públicas que melhorem a vida das pessoas.
No ano das eleições, apresentamos estas doze propostas a todos os candidatos e registramos seus compromissos para com elas.
Tudo isso é impresso na Ficha Pública, um informativo que contém, além das propostas vencedoras e os respectivos compromissos dos candidatos, o “Ranking” de avaliação da atuação dos vereadores e muitos materiais voltados para a educação política e cidadã!
Após a impressão da Ficha Pública, voltamos às escolas e bairros, distribuindo tais informações e criando uma poderosa ferramenta de cidadania e controle social.
As pessoas criam propostas e mobilizam sua comunidade. Os candidatos se comprometem e todos os cidadãos podem monitorar e cobrar as ações ao longo dos mandatos!
Como você pode ajudar? Apoiando com doações para imprimirmos as Fichas Públicas e nos ajudando distribuindo em sua família e para alguns amigos, explicando os conteúdos e reforçando esta mobilização pelo voto de qualidade nas eleições! Colabore: https://www.catarse.me/pt/cidadonos_eleicoes_2016_d4c5
HISTÓRICO DAS CAMPANHAS
Em 2010, na primeira edição da campanha, 22 mil Fichas Públicas foram distribuídas chamando atenção para a importância de a cidade eleger deputados, já que cidades do mesmo porte como Sorocaba, Santos e Suzano conseguiam eleger diversos representantes e a nossa, em 2006, não havia elegido nenhum.
Em 2012, na segunda edição, criamos o único documento público da cidade que registrava, antes da eleição, compromisso com metas quantificáveis por parte dos principais candidatos a Prefeito. Assim, os jundiaienses puderam ter a certeza de que, durante os quatro anos de mandato seguinte, seria possível fazer uma cobrança firme e permanente.
Em 2014, apresentamos as propostas dos cidadãos aos candidatos a deputado estadual e deputado federal da região e registramos seus compromissos, além de realizarmos um acompanhamento das propostas com os quais o prefeito eleito se comprometeu em 2012.
SOBRE O VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ
Em 2016, o Movimento Voto Consciente Jundiaí completa 10 ANOS de existência de trabalho totalmente voluntário e apartidário, já tendo atuado em mais de 25 escolas e envolvido mais de 9 mil pessoas diretamente em oficinas e palestras.
Desde setembro de 2006 não há nenhuma eleição na cidade em que os candidatos não sejam sabatinados publicamente e que as sessões da Câmara Municipal não sejam semanalmente acompanhadas.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
2012: https://goo.gl/5nRfdI
2014: https://goo.gl/nlZ0YK
Orçamento
Nas últimas semanas temos pedido orçamentos e negociado na busca dos menores preços. Por enquanto, temos uma boa prévia do orçamento.
Nossa meta é de 18 mil reais, dos quais:
75% serão dedicados à impressão da Ficha Pública;
12% serão usados para custear as recompensas; e
13% ficarão com o Catarse, para taxas e impostos.
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