Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Voto Consciente: o balanço do ano e o ano do balanço

Publicada em 13/12/2011 às 13:12 | por Márcia Pires

O ano de 2011 foi particularmente marcante para o Voto Consciente Jundiaí, sobretudo para aqueles que acreditaram ser possível a realização de feitos novamente inéditos em nosso município. Se em 2010 avançamos no processo de inclusão política, atingindo propósitos de ajudar a eleger representantes jundiaienses nas Câmaras Estadual e Federal, este foi o ano que marcou o amadurecimento dos processos de efetiva participação cidadã nas políticas públicas de Jundiaí.

O Concurso Cidadonos foi, sem sombra de dúvidas, o melhor feito da ONG no ano de 2011! Além de ter proporcionado experiências carregadas de senso de aprendizado contínuo, trouxe o ápice e a coroação do movimento, perpetuando-o como um legítimo veículo de representatividade da expressão dos anseios dos jundiaienses por uma cidade dos sonhos de cada um.

Cidadonos foi muito mais do que um concurso, já que demonstrou a força da capacidade das pessoas organizadas em redes e seu gigantesco poder de mobilização. A partir dele foi possível estabelecer a continuidade de ações visando inserção política, obtendo de nossos governantes locais o comprometimento de transformar as ideias premiadas em possibilidades reais de implementação. Vários encontros foram realizados e alguns tiveram momentos ímpares, como aquele em que um dos vereadores declarou abertamente – e não pela primeira vez segundo suas próprias palavras – quanto mudou de opinião em relação ao trabalho do Movimento do Voto Consciente e a mudança de postura que a Câmara nesse mesmo sentido.

Também foi um ano decisivo na definição da estratégia de atuação do Voto Consciente para os próximos dez anos. Um horizonte considerável a ser perseguido, mas perfeitamente exequível quando se olham as outras conquistas do mesmo 2011, entre elas o estabelecimento de metas legislativas aos vereadores e a construção de um novo ranking, que mostrará a fotografia quantitativa, mas sobretudo qualitativa, da atuação dos nossos governantes na legislatura que finda.

O próximo ano será de eleições e cercado de todo tipo de disputas, formação de lideranças e concorrência acirrada. Mais do que perspectivas de trabalho árduo, sério e comprometido, para o movimento será também um ano de busca incessante a um outro desafio grandioso: o de conscientizar para a importância da alternância política, vital para a construção de novas e legítimas formas de exercício da democracia. E que venha 2012!

Márcia Pires

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/voto-consciente-o-balanco-do-ano-e-o-ano-do-balanco/