Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Voto Consciente pede o fim das constantes pausas nas sessões da Câmara

Publicada em 19/02/2015 às 18:25 | por Voto Consciente Jundiai

Hoje, Thuany Figueiredo fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Jundiaí, em nome do Movimento Voto Consciente. Reproduzimos sua fala na íntegra:

Captura de Tela 2015-02-19 às 18.24.13

Boa noite aos senhores vereadores e ao público presente,

Representando o Voto Consciente Jundiaí, gostaria de começar minha fala lendo um pequeno trecho do relato de uma das voluntárias que acompanha as sessões da câmara desde o ano passado:

“Nesta terça, Três de Fevereiro de 2015, durante a Primeira Sessão da Câmara de Vereadores de Jundiaí nesta nova legislatura, presenciei, mais uma vez, fatos que dificultam a participação popular durante as sessões e desmobilizam a fiscalização popular. Além da suspensão demorada, o que já nos é corriqueiro, houve a retirada de dois itens da pauta.

Por conta dessa demora, o plenário que se encontrava lotado, esvaziou. Além disso, motivo nenhum foi apresentado e a sessão ficou mais de uma hora e meia em pausa. De aproximadamente 120 pessoas, apenas 40 permaneceram acompanhando”.

Este relato nos aponta uma questão que há muito tempo temos lembrado: as constantes e demoradas suspensões durante os trabalhos em plenário.

O Grupo de Sessões do Voto Consciente fez uma amostra no ano passado que constatou que 27% do tempo das sessões foi utilizado para as suspensões. Mais do que a importância do tempo contabilizado, constatamos que as longas pausas, muitas vezes não justificadas, têm uma relação direta com a perda de público. E é exatamente isso que nos preocupa, pois há uma desmobilização no acompanhamento.

Evidentemente, mais uma vez lembramos que o papel do Movimento Voto Consciente não é bater de frente com o trabalho dos vereadores e da Câmara, mas o contrário: valorizar o bom trabalho, apontar problemas, sugerir soluções e ajudar na construção de uma Câmara com cada vez mais participação social.

Neste sentido, em primeiro lugar notamos a urgência da Câmara produzir seus próprios indicadores, assim como fizemos, mas com dados oficiais para os jundiaienses tomarem conhecimento. Em segundo lugar, sabemos da importância das paradas técnicas e que elas podem ser fundamentais para decisões mais certeiras dos senhores edis. No entanto, como temos apontado, a maneira como elas têm ocorrido tem afetado a plena participação cidadã nesta Casa.

Por isso, gostaríamos imensamente, enquanto cidadãos interessados, de deixar nosso apelo neste novo ciclo da Câmara de que pensemos juntos soluções para contornar este problema. Por exemplo, seria bastante interessante se as paradas técnicas solicitadas, que buscam aprofundar o entendimento sobre determinado projeto de lei, fossem explicadas – seja por um secretário, um advogado, um técnico, entre outros – em plenário. Assim, o tempo das suspensões daria a oportunidade para o público também se aprofundar e conhecer mais sobre o trabalho da Câmara.

Finalmente, reforçamos que este não é um problema pessoal ou que afeta somente o nosso acompanhamento, mas afirmamos que as consequências influenciam o acompanhamento de todos os cidadãos jundiaienses. E enquanto organização da sociedade civil nos colocamos à disposição para o diálogo e estamos empenhados em contribuir no que for preciso.

Muito obrigado a todos!

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Voto Consciente pede o fim das constantes pausas nas sessões da Câmara”

  1. […] Acompanhe a fala na íntegra no post “Voto Consciente pede o fim das suspensões nas sessões da Câmara”. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/voto-consciente-pede-o-fim-das-suspensoes-nas-sessoes-da-camara/