Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Voto Consciente planeja ações para 2014

Publicada em 29/01/2014 às 16:15 | por Voto Consciente Jundiai

As 12 propostas premiadas pelo concurso Cidadonos 2013, promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Voto Consciente de Jundiaí, serão levadas aos candidatos a deputado federal e estadual em julho deste ano. A ideia, segundo voluntários da ONG, é entregar um questionário com as sugestões assim que os nomes locais para a disputa eleitoral deste ano forem oficializados.

Este anúncio acontece por meio das convenções partidárias também programadas para serem realizadas em julho. “Nossa programação seguirá o calendário eleitoral”, diz um dos voluntários da ONG, Henrique Parra Parra Filho. “Em julho, acontecem as convenções partidárias. A partir do momento das definições, ligaremos para os candidatos e marcaremos as datas das sabatinas. Devemos fazer duas com a participação da plateia”, afirma.

As sabatinas serão debates baseados nos compromissos dos candidatos, tanto a deputado federal quanto estadual. Em Jundiaí, nomes de quase todos os partidos são cotados para tentarem espaço na disputa. “Em 2010, fizemos um trabalho de incentivo para eleger um deputado que representasse a Região”, lembra Henrique.

Na ocasião, três nomes locais foram eleitos: o falecido deputado estadual, Ary Fossen (PSDB), o deputado federal, Luiz Fernando Machado (PSDB), e o atual prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB), como deputado estadual. “Muitas pessoas vieram nos questionar, já que tanto Luiz Fernando quanto Pedro deixaram o mandato para se candidatar à prefeitura em 2012. Ary Fossen faleceu e portanto, por um tempo, ficamos sem ninguém como deputado”, pondera Henrique.

Por esse motivo, a partir das sabatinas deste ano, a ONG irá incorporar no questionário, junto às 12 propostas do concurso, o pedido de compromisso com o mandato integral de cada candidato eleito. “Vamos perguntar se eles pretendem ficar no mandato até o fim”, adianta. Caso não sejam realizadas na última semana de julho, as sabatinas estão previstas para a primeira semana de agosto.

“Em julho, enviaremos as propostas aos candidatos. Eles têm 15 dias para responder e devem nos entregar até o dia da sabatina. As respostas formarão a ficha pública distribuída em palestras”, diz ainda Henrique. Segundo ele, durante as sabatinas, perguntas novas, oriundas da plateia, serão feitas. O Cidadonos aconteceu em Jundiaí nos anos de 2011, 2012 e 2013.

O concurso seleciona ideias para melhorias da cidade e envolve diversos segmentos sociais. No ano passado, estudantes, políticos e entidades foram premiados pela autoria das 12 sugestões.

Raquel Loboda Biondi, do JJ Regional

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/voto-consciente-planeja-acoes-para-2014/