Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Wilson Engholm: conheça o novo senhor das águas

Publicada em 25/01/2009 às 10:51 | por Voto Consciente Jundiai

NOVO GOVERNO

25/1/2009

ALEXANDRE MARTINS ECONOMIZEM! Engholm quer conscientizar a população

ECONOMIZEM! Engholm quer conscientizar a população

Baixar drasticamente a taxa de desperdício de água na cidade. Este é um dos principais desafios encarados pelo novo diretor-presidente da DAE de Jundiaí, Wilson Engholm. Ele assumiu o cargo na última semana em substituição a Eduardo Palhares e já prevê como meta reduzir de 36% para 20% o índice de perda desde a origem do fornecimento de água até o ´pós-hidrômetro´.

Estima-se que o índice nacional de desperdício, de 39%, seja resultado da má utilização da água e da falta de educação sanitária. O desconhecimento, a falta de orientação e informação aos cidadãos são os principais fatores que levam ao desperdício, que ocorre, na maioria das vezes, nos usos domésticos. Existem também as perdas decorrentes da deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água, provocadas, por exemplo, por vazamentos e rompimentos de redes.

São justamente nessas frentes que Engholm planeja atuar. “Acho 20% uma meta excepcional. Isso também diminuiria os custos certamente. O trabalho tem de ser de conscientização e fiscalização contra as conhecidas ´gambiarras´”, analisa. “Não se pode só pensar em produzir. É preciso produzir com qualidade.”

A escolha – Homem de confiança do prefeito Miguel Haddad (PSDB), Engholm tem 57 anos, é casado e tem um filho. É formado em Economia e Ciências Contábeis. Ele já trabalhou com o tucano nas duas gestões anteriores, como secretário de Finanças. Depois acompanhou Miguel em cargo na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) do Estado.

Não tem volta – Na campanha eleitoral, foi o responsável pela prestação de contas do PSDB. Tamanha fidelidade lhe rendeu um dos cargos mais disputados entre os partidos que apoiaram os tucanos nas eleições. “É uma empresa que representa uma imagem à altura da cidade para todo o Brasil. Teremos muito trabalho para a manutenção deste status”, salienta.

Em sua primeira entrevista como novo presidente da DAE, ele descartou a hipótese da empresa de economia mista passar novamente ao comando total da Prefeitura. O tema foi um dos mais discutidos durante a campanha eleitoral, já que, atualmente, há gastos com tributação. “A empresa se mostrou mais eficiente, apesar do ônus tributário, com este formato jurídico”, analisa.

A primeira semana – Os primeiros dias de trabalho à frente do cargo foram de decisões corriqueiras, segundo o presidente. “A máquina da DAE já estava bem ajeitada. A equipe é muito bem formada e não vamos ter grandes alterações no modo de agir.” Engholm enfatiza o bom relacionamento com José Carlos Sacramone, ex-secretário de Transportes, que foi nomeado como superintendente da empresa. “Trabalhamos juntos por 8 anos, nas outras duas administrações do Miguel. Há uma sinergia muito positiva entre a gente. Existe neste dupla, além da amizade, muito respeito profissional.”

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/wilson-engholm-conheca-o-novo-senhor-das-aguas/