Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Zarattini: o ´bala´ pode parar aqui

Publicada em 13/09/2009 às 14:39 | por Voto Consciente Jundiai

>VISITA

11/9/2009

ALEXANDRE MARTINS Debate - O ex-vereador Gerson Sartori, deputado federal Carlos Zarattini e Edilson Carvalho durante encontro no Sindicato dos Alimentícios

Debate – O ex-vereador Gerson Sartori, deputado federal Carlos Zarattini e Edilson Carvalho durante encontro no Sindicato dos Alimentícios

O deputado federal Carlos Zarattini, vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília, afirmou ontem que uma estação para o trem-bala em Jundiaí é viável e que o projeto poderia ser concluído antes de 2014. “É importantíssimo que se tenha uma parada em Jundiaí e acredito que isso é viável. O projeto prevê trens saindo direto de Campinas para São Paulo e também outras linhas que poderiam ter paradas na Região, inclusive Jundiaí.”

Zarattini esteve, ontem à tarde, no município para participar de um debate sobre o trem-bala, realizado na sede do Sindicato dos Alimentícios de Jundiaí e Região. O encontro foi organizado pelo presidente da entidade, Edilson Carvalho, e pelo vice-presidente, Gerson Sartori, e reuniu lideranças sindicais e do Partido dos Trabalhadores na Região.
Além de deputado, Zarattini é economista com especialização em Engenharia do Transporte e integrante da Comissão Permanente de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“O principal gargalo do trem-bala está na questão das desapropriações que deverão ser feitas e nos trechos que cortam as cidades, o que será a parte mais difícil”, afirmou o parlamentar.

De acordo com ele, a participação da população das regiões onde deverá passar o trem-bala é fundamental para a definição do projeto. “É importante ressaltar que tudo até o momento é apenas uma referência do que poderá vir a ser o projeto. Então, a sociedade e os municípios podem ajudar na discussão de eventuais trechos e estações que poderão ser contemplados”, disse Zarattini.

Segundo o deputado, recentemente representantes da Prefeitura de São José dos Campos apresentaram propostas de mudanças no projeto, que deverão ser analisadas pelo governo federal.

Prazo – O governo federal deve divulgar até o final deste ano o edital para as obras, que deverá ser publicado sem a definição de prazo, segundo Zarattini. “Há empresas que conseguiriam executar a obra até 2014, pois a tecnologia disponível hoje permite isso. Na China, por exemplo, conseguem construir numa velocidade até maior do que essa”, disse o deputado.

Na última quarta-feira, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse que somente o trecho de Campinas a São Paulo deverá estar pronto até 2014, ano da realização da Copa do Mundo no Brasil.

Nascimento informou que a previsão total para a obra, ligando São Paulo, Campinas e Rio, é de cinco anos. E, por isso, é possível que até a Copa do Mundo não esteja pronta a ligação entre as duas capitais. Segundo ele. deverá haver dificuldades nos trechos urbanos dessas cidades.

Questionado sobre a viabilidade do projeto, Zarattini defendeu a proposta. “É viável e até o ministro da França disse que é o projeto de trem com a maior rentabilidade no mundo”, disse, referindo-se à participação do ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau, no seminário Transporte e Inovação, realizado em Brasília nesta semana.

ELTON FERNANDES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/zarattini-o-%c2%b4bala%c2%b4-pode-parar-aqui/